Ir para o conteúdo principal

Criando Movimentos Padrões para as Empresas clientes do escritório contábil

Para criar os Movimentos Padrões você acessará o menu Manutenção/Tabelas/Movimento Padrão/Cadastra ou Manutenção/Tabelas/Movimento Padrão/Manutenção e clique no botão Novo. 

image.png

Sua finalidade é permitir que sejam definidos grupos de históricos (ver item Cadastrando Históricos) contendo as despesas, receitas e tributos que deverão constar na movimentação mensal de cada uma das empresas. Cada empresa poderá ter o seu próprio Movimento Padrão ou várias empresas poderão utilizar o mesmo. O sistema fará uso dos Movimentos Padrões quando for acionada a opção Movimentação/Movimentos dos Clientes/Geração Automática.

Os Movimentos Padrões serão de bastante utilidade para as empresas cujos pagamentos dos tributos forem realizados pelo escritório e houver a integração com os demais sistemas (Folha de Pagamento e Livros Fiscais). Neste caso, poderão ser associados ao Movimento Padrão da empresa os históricos que se referem aos tributos para que, no momento da Geração Automática, o sistema acesse os sistemas Folha de Pagamento e Livros Fiscais para obter os valores devidos.

Exemplo de Movimento Padrão: As empresas controladas pelo Escritório AAA têm o recolhimento dos tributos efetuados pelo escritório, além do pagamento do honorário mensal. Sendo assim, elas utilizarão o Movimento Padrão chamado MOV1 com os seguintes históricos:

Cod. Histórico
Descrição
1
Honorários
2
PIS
3
COFINS
4
GPS

Dessa maneira, cada vez que for solicitada a Geração Automática, o sistema gerará para cada empresa o valor dos honorários do escritório (valor definido para cada empresa no item Parametrizando a Empresa). Os valores serão também calculados de acordo com os históricos fixos cadastrados para da empresa (ver item Cadastrando Históricos).