Ir para o conteúdo principal

Cadastrando Ocorrências Bancárias

Se você trabalha com cobrança bancária e exporta dados de contas a pagar ou a receber para bancos, você deverá cadastrar aqui as ocorrências bancárias conforme layout de cada banco. Assim quando você receber o arquivo de retorno do banco com as liquidações ou outras informações referente aos títulos, o Sistema possa gerar o histórico de ocorrências da conta a pagar ou a receber de acordo com as movimentações ocorridas no banco e que são informadas no arquivo de retorno. O Sistema Financeiro já vem com algumas ocorrências previamente cadastradas.

Para cadastrar as ocorrências acesse o menu Manutenção/Tabelas/Ocorrências Bancárias.

image.png

De acordo com os layouts de arquivos informe: código do banco, se a ocorrência é de contas a receber ou a pagar, o padrão do arquivo. No caso de ocorrências de Contas a Pagar informe se a ocorrência indica que a entrada do título foi rejeitada pelo banco ou não deve ser gerado movimento de baixa para esta ocorrência, para que o sistema avise os títulos rejeitados e não gere movimentos para as ocorrências que não são destinadas a esta finalidade.

image.png

Nas ocorrências de contas a receber ainda, você poderá informar se a ocorrência deve alterar o status da conta a receber para Duplicata

image.png

Protestada. Assim ao importar o arquivo o sistema irá gravar na conta a receber o campo de Duplicata Protestada como "Sim" indicando que esta duplicata entrou em processo de protesto através do banco..

image.png

Outro status é o de Duplicata descontada (Transferência de carteira). Assinalando esta opção o sistema irá entender que, ao importar o arquivo de retorno e algum título estiver com esta ocorrência no arquivo, significa que aquela duplicata deverá ser cadastrada como duplicata descontada pois, existiu a transferência de carteira. Essa informação apenas está disponível para os bancos Itaú e Banco do Brasil. Para maiores informações veja Trabalhando com Duplicatas Descontadas.

image.png