Cadastrando Cálculos Automáticos
Veja também os Itens:
- Cadastrando Cálculos Automáticos
- Cálculo de Impostos Retidos - Serviços Prestados
- Cálculo de Impostos Retidos - Serviços Tomados
- Cálculo de Bens CIAP - Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente
- Cálculo da Receita Bruta Acumulada para Empresas do Simples Nacional
A finalidade dos Cálculos Automáticos é agilizar a digitação das informações nos livros fiscais, onde você poderá definir:
- quais alíquotas serão aplicadas,
- em quais colunas os valores isentos de impostos serão informados,
- alíquota para redução da base de cálculo de ICMS. Acessando o menu Manutenção/Tabelas/Cálculos Automáticos:
Definindo aqui estas configurações, no momento da escrituração dos livros você poderá escolher estes cálculos e apenas informando o valor contábil do movimento o sistema se encarregará de calcular os demais valores.
Tomando como exemplo a aba referente ao ICMS, definindo a Forma de Tributação o sistema irá habilitar os campos para que você configure os valores:
Não tributada pelo ICMS - esta opção permite que você assinale em qual coluna do livro e valor não tributado deverá ser lançado;
Tributado sem Redução da Base - você deverá informar a alíquota de ICMS que incidirá sobre o valor contábil, assim o sistema irá calcular o valor do imposto.
Tributado com Redução da Base - Informe nesta opção a alíquota do ICMS e o percentual de redução da base. Além disso informe também em qual coluna do livro a diferença deverá ser lançada.
Na escrituração dos livros de entradas e saídas você poderá acessar estes cálculos através do botão "Cálculo Automático".
OBSERVAÇÃO: Para o Estado de Minas Gerais além das colunas Isentas e Outras de ICMS são previstas ainda as colunas Não Tributadas, Parcela de base de Cálculo Reduzida, Diferidas e Suspensas de acordo com RICMS. Estas colunas não estarão disponíveis nos livros se o estado da empresa for diferente de "MG".