Parametrizando os Produtos
Veja também os itens:
- Parametrizando os Produtos
- Cadastrando Produtos dos Clientes
- Consultando a Situação de Clientes e Produtos
- Cadastro da Classificação de Materiais dos Produtos
- Cadastro da Classificação Fiscal dos Produtos
- Cadastro de Grupo de Produtos
- Cadastro de Linha de Produtos
- Consulta de situação de Clientes e Produtos
- Relatório de Produtos dos Clientes
- Trabalhando com Quebra Opcional dos Produtos
- Pesquisando Produtos
- Anexo de Arquivos nos Produtos
Os parâmetros dos produtos serão utilizados para definir todas as características e propriedades dos seus produtos. Para definir os parâmetros dos seus produtos, acesse Manutenção/Empresas/Parâmetros dos Produtos.
Informações dos Produtos
Gerar código do Produto automaticamente
Se essa opção estiver assinalada o sistema gerará um código, numérico e sequencial, automaticamente para cada produto a ser cadastrado,cadastrado, dispensando a digitação pelo usuário.
Código inicial: Neste campo é possível informar um valor numérico, a partir do qual será gerado o código do produto sequencialmente. Caso nenhum valor seja informado, o sistema irá assumir como código inicial o valor 1.
Atenção: Caso você já tenha cadastrados produtos com códigos alfanuméricos, o Sistema irá apresentar a informação e questionar se você deseja a geração automática mesmo assim, pois o Sistema só irá gerar uma sequência numérica a partir do número informado por você e não irá considerar outros caracteres que não sejam numéricos.
Utiliza Lotes de Produtos:
Para saber mais sobre controle de lotes de produtos, acesse o item
Este tipo de controle poderá ser bastante útil para empresas que necessitam de um controle rigoroso de seus produtos, permitindo rastreabilidade dos produtos produzidos internamente, das matérias-primas compradas de fornecedores e dos produtos de revenda. Este controle somente poderá ser utilizado quando a empresa definida estiver inicializada no Sistema Controle de Estoque.
Controla data dos Lotes:
Permite que seja informada uma data para cada lote. Além de maior controle, o sistema efetuará inicialmente a saída dos lotes mais antigos no caso de venda por explosão. Se você utilizar o Sistema de Planejamento, Programação e Controle de Produção, quando for necessária a transferência automática de matérias-primas, o sistema fará a sugestão do melhor lote para ser enviado, facilitando o controle das matérias-primas mais velhas serem usadas primeiro que as que chegaram em sua empresa por último.
Controla data de vencimento dos lotes:
Permite que seja informada uma data de vencimento para cada lote. Nesse caso, o sistema efetuará inicialmente a saída dos lotes com as datas de vencimento mais próximas no caso de venda por explosão. Se você utilizar o Sistema de Planejamento, Programação e Controle de Produção, quando for necessária a transferência automática de matérias-primas, o sistema fará a sugestão do melhor lote para ser enviado. É necessário que os produtos sejam cadastrados corretamente levando em consideração a Tolerância da Validade (ver item Cadastrando os Produtos).
Ao movimentar lotes vencidos:
Essa opção estará habilitada caso seja utilizado controle de data de vencimento de lotes. Caso seja escolhida a opção 'Avisar', toda vez que um lote vencido for movimento o sistema irá avisar, verificando se o uso do lote é realmente desejado. Escolhendo a opção 'Bloquear', o sistema não irá permitir que lotes vencidos sejam movimentados. Será sempre permitida a movimentação simples no Sistema Controle de Estoque utilizando um documento de saída ou transferência com tipo de operação 'Demais Documento Internos'.
Ordenar lotes por:
Se estiver controlando a data dos lotes e a data de vencimento dos lotes, essa opção irá permitir escolher qual critério será utilizado na escolha do melhor lote pelo sistema. Esses critérios estão descritos nos itens relacionados: Controla data dos Lotes e Controla data de vencimento dos lotes.
Tratar Lote como Indivisível para lista de embarque:
Caso utilize Listas de Embarque, no momento do cadastro de uma lista serão selecionados os lotes que atenderão o beneficiamento em questão. Se esta opção não for selecionada, a quantidade necessária será distribuída entre os lotes até alcançar a quantidade necessária. Caso contrário, os lotes não serão divididos, e a quantidade faturada poderá ultrapassar a quantidade necessária. Utilize esta opção quando o lote representar uma peça indivisível.
Controla Lote dos Fornecedores:
O controle do número do lote do fornecedor pode ser necessário quando você precisar controlar toda a rastreabilidade dos seus produtos manufaturados. O Sistema de Planejamento, Programação e Controle de Produção possibilitará a impressão de relatórios de rastreabilidade.
Gera numeração de lotes automaticamente para produtos manufaturados no encerramento de Ordem de Produção (ou movimento de entrada no estoque):
Se esta opção estiver assinalada o sistema gerará numeração de lotes automaticamente quando ocorrerem entradas de produtos manufaturados no estoque pelos encerramentos de Ordens de Produção ou movimentos de entrada. A numeração gerada será sequencial dispensando a digitação pelo usuário.
Gera numeração de lotes automaticamente para produtos comprados: Se esta opção estiver assinalada o sistema gerará numeração de lotes automaticamente quando ocorrerem entradas de produtos comprados no estoque pelos movimentos de entrada através do Sistema Controle de Estoque, Sistema de Vendas e Sistema de Compras. A numeração gerada será sequencial dispensando a digitação pelo usuário.
Numeração diferenciada para produtos Comprados e Manufaturados: Se as 2 opções acima estiverem assinaladas o sistema habilita essa opção para que você informe se utiliza uma sequencia para geração da numeração dos lotes para os produtos comprados e outra sequencia para os produtos manufaturados. Caso contrário o sistema irá utilizar a mesma sequencia para produtos comprados e manufaturados.
Exibe Referência Alternativa do Produto no Orçamento, Pedido, NFe e Recibo
Se essa opção estiver assinalada, No cadastro de Orçamento, Pedido, Nota Fiscal Eletrônica e Recibo, além do código do Produto e da Descrição do mesmo, haverá também uma coluna informando a Referência Alternativa do mesmo
Controle de Série de Produtos
O controle de série para produtos manufaturados estará disponível apenas para as empresas que utilizam o Sistema de Planejamento, Programação e Controle de Produção e o controle de lote dos produtos. Assinalando esta opção você deverá informar ainda:
Número de dígitos da série : o número de dígitos da série pode variar de 6 a 15 dígitos
Série inicial :
informe o número de série inicial que o sistema deverá acatar para o controle das série.
Número de caracteres iniciais da série:
Essa opção estará habilitada se estiver sendo utilizado Controle manual informado pelo usuário. Utilizando essa opção é possível definir quantos caracteres iniciais serão fixados, sendo que a sequência numérica irá ser gerada (na tela de Geração de séries) após esses caracteres.
Tipo de Controle de Série:
o sistema irá disponibilizar dois tipos de controle de série:
Controle sequencial gerado pelo sistema - neste caso o sistema irá gerar as séries sempre mantendo uma numeração sequencial, não sendo necessário que você informe os números de séries na entrada do produto acabado. Você apenas irá confirmar ou não a sequência gerada podendo alterar se necessário.
Controle manual informado pelo usuário - já neste controle você é quem dirá ao sistema quais números de série o produto acabado deverá receber. Dessa forma o sistema apenas irá validar se as séries informadas já existem para algum outro produto.
Veja mais informações no Help do Sistema de Planejamento, Programação e Controle de Produção ou Sistema de Controle de Estoque
Detalhes dos Produtos
Controla produtos por sistema de grade: Esta opção permite que um único produto seja controlado por até duas características, que não o tornam um novo produto no cadastro, mas apresentam uma variação dentro de um único cadastro. Veja mais informações em Trabalhando com Grade. (ver item trabalhando com Grade)
IMPORTANTE: Quando os sistemas são integrados, a definição de utilização de sistema de grade será assumida por todos os outros sistemas que utilizam o cadastro de produtos. A partir do momento que o primeiro produto for cadastrado, independentemente do sistema, essas definições não poderão mais ser alteradas.
Quebra Opcional de Produtos: Se os produtos da empresa precisam ser subdivididos em outra classificação além das disponibilizadas no cadastro de produtos (Grupo de Produtos,Produtos, Linha de Produtos e Classificação de Materiais)Materiais), esse campo permite que você defina outra subdivisão. Isso possibilitará a separação ou totalização destes produtos nos relatórios.
Utiliza mais de uma localização para o mesmo produto: Assinale se a empresa tiver necessidade de controlar o saldo dos produtos em locais diferenciados, ou seja, o mesmo produto poderá ser armazenado em mais de um local disponível dentro da empresa.
Esses produtos poderão transitar entre um local e outro, por exemplo, um determinado produto pode ser armazenado inicialmente no local Inspeção de Recebimento e posteriormente ser transferido para o local Disponível para a Venda depois de verificações padrões dentro da empresa, sendo que as quantidades serão controladas separadamente e posteriormente totalizadas nos relatórios. Este controle somente poderá ser utilizado quando a empresa definida estiver inicializada no Sistema de Controle de Estoque.
Arredonda conversão de Unidade de Medida de Faturamento p/ Estoque p/: O Sistema permite que você escolha entre arredondar para cima ou para baixo a conversão de unidades de medida de faturamento para estoque. Este arredondamento de quantidades pode ser verificado nas transferências de dados para o Sistema Estoque, provenientes do Sistema de Compras ou do Sistema de Vendas.
Propriedades
Caso você necessite utilizar novas informações para seus produtos que não estão disponíveis em seu cadastro você poderá cadastrá-las através da aba propriedades.
A composição do nome da propriedade poderá ser conforme a necessidade do usuário, lembrando que não deverão ser utilizados caracteres especiais, somente letras e números.
Seus tipos podem ser: Numérico, Texto, Data ou Calculado. Se o tipo escolhido for um campo calculado, o botão , para composição de fórmulas, será disponibilizado. Ao pressionar este botão será exibida a seguinte tela:
Essa tela contém uma lista das variáveis possíveis e os operadores válidos para composição das fórmulas. A lista de variáveis possíveis é composta por campos da tabela de produtos disponíveis para cálculos e pelas propriedades numéricas que foram cadastradas. Para montagem da coluna fórmula, digite as variáveis e os operadores na própria coluna. Para as variáveis você poderá selecioná-las dando duplo-clique.
A propriedade Volume criada acima é composta pela junção de outras propriedades numéricas criadas anteriormente: largura, comprimento e espessura, ao passo que a próxima propriedade calculada PesoEmbalagem é composta pela junção de campos da tabela Produtos, lembrando que é possível criar uma propriedade utilizando campos da tabela Produtos e propriedades criadas anteriormente.
Por exemplo, para criarmos a propriedade Volume, é só digitar o nome do campo ou propriedade, nesse caso, largura, ou selecionar através do botão , em seguida digite o operador *, informe o próximo campo da mesma forma e assim sucessivamente.
A coluna Por Lote? apenas será utilizada por empresas primeiramente parametrizadas que utilizam lotes de produtos. Essa opção permite definir se a propriedade terá um valor específico por lote além do valor definido geral para o produto. Por exemplo, suponha uma indústria de alimentos que possui um lote diferente para cada data de fabricação. Dessa forma, a propriedade DataFabricacao deverá ser por lote.