Skip to main content

Parametrizando a Empresa

PARAMETRIZANDO A EMPRESA

Essas informações são referentes somente à empresa que você está inicializando agora. Preste muita atenção porque são elas que determinarão a forma que o sistema funcionará com relação a essa empresa, inclusive, disponibilizando, ou não, alguns campos e recursos do sistema. Portanto, se você observar que determinada opção não está disponível é porque, de acordo com suas informações, a empresa não precisará dela.

A tela para você fornecer essas informações é subdividida em abas:

1) Definições

Marque a opção Realiza cálculos automáticos de depreciação e correção monetária para que toda vez que você acessar o sistema, ele verifique se será necessário realizar os cálculos de depreciação, identificando que sim o sistema fará uma pergunta para confirmar o processo. Assim, de acordo com as taxas e condições definidas a depreciação e a correção monetária serão realizadas para todos os meses, desde o seguinte ao último calculado até o mês correspondente a data atual. Isto vale para o Índice Nacional e para a Moeda Estrangeira.

Você marcará a opção Efetua os cálculos em Moeda Estrangeira e informará o nome dela, desta forma o sistema disponibilizará as informações para que estes cálculos possam ser realizados, como por exemplo, a tabela de Índices Estrangeiros e as Taxas de Depreciação para esta moeda.

Através da opção Utiliza outra empresa para controlar o IPC/90 você poderá definir o nome abreviado da empresa que fará o controle da diferença do IPC-BTNF de 1990. Por exemplo: A empresa AAA controla os bens da empresa AAA S/A, e a empresa AAAIPC controla a diferença do IPC 1990 dos bens cadastrados na empresa AAA. Sendo assim a chapa 000195 da empresa AAA terá um registro correspondente na empresa AAAIPC (com o mesmo número de chapa).

Marcará a opção Compartilha Tab.de Índices Estrangeiros com outras empresas, se desejar que as cotações da moeda estrangeira utilizada por esta empresa também seja utilizada por outras cadastradas no sistema. Isso torna a tabela comum para todas as empresas que tiverem este parâmetro assinalado.

Assinale a opção Efetua cálculo de correção monetária para o Índice Nacional se estiver tratando de cálculos com data até 31 de dezembro de 1995. Depois desta data, de acordo com a legislação fiscal (do imposto de renda) não deve ser processada a correção monetária. Se você pretende realizar cálculos que envolverão períodos com correção monetária e períodos posteriores a dezembro de 1995 (sem correção monetária) deverá manter esta opção assinalada.

Você marcará Efetua cálculo de correção monetária para o Índice Estrangeiro se houver interesse em relatórios que apresentem os valores expressos na moeda nacional atualizados pela variação da moeda estrangeira.

Informe se a empresa fará a Integração com a Contabilidade. Caso afirmativo, você também poderá informar se deseja que sejam gerados lançamentos contábeis para as compras de bens, assinalando a opção Geração de Lançamentos Contábeis para Aquisições.

Assinalando a opção Utiliza mais de uma transferência no mês entre centro de custos será permitido a transferência várias vezes no mês da mesma chapa/componente entre centro de custos e a integração com a contabilidade será feita proporcional aos dias em que cada chapa/componente ficou no centro de custo.

2) Referência

Nesta aba deve ser informada a data de início de uso do sistema, caso já existam valores de períodos anteriores calculados de outra forma. Esta informação é muito importante para a exatidão dos cálculos, e, após informada inicialmente, não deve ser alterada.

3) Centro de Custo e Contas Contábeis

Assinale se a contabilização será por centro de custo; nesse caso, você deverá cadastrar os seus centros de custo no menu Manutenção/Tabelas/Centros de Custo. Informar também o número de níveis de Centros de Custos (de 1 até no máximo 3) e posteriormente o número de dígitos para cada nível.

Se tratando de filial, informe qual o Destino da exportação: matriz ou a própria filial.

As Contas Contábeis somente deverão ser informadas se forem genéricas, isto é, se forem utilizadas as mesmas contas para a geração dos lançamentos contábeis de bens ou parte significativa deles. As contas específicas para cada tipo de bem e o relacionamento entre elas deverão ser cadastradas através da opção Manutenção/Tabelas/Contas Contábeis.

4) HISTÓRICOS

Para que o processo de exportação de lançamentos contábeis ou impressão da planilha contábil seja executado posteriormente, devem ser preenchidos os campos para o código do histórico e ou descrição.

O Código do Histórico deve coincidir com o existente na contabilidade. Se o sistema de contabilidade estiver na mesma rede do sistema SSAtivo e a empresa em questão estiver inicializada no sistema de contabilidade, basta clicar no botão  para pesquisar o cadastro de históricos do sistema de contabilidade.
Se forem cadastrados o código do histórico e a descrição, esta última ficará como complemento.