Skip to main content

Cadastrando Notificação de Recebimento de Retorno de Mercadoria (Devolução)

Entende-se por retorno de mercadorias as notificações de recebimento cuja operação do código fiscal seja Devolução, Retorno de Industrialização ou Operação com Terceiros.

O Sistema Controle de Compras permite que sejam cadastradas notificações de recebimento de retorno de mercadorias. Essas notificações poderão afetar o saldo dos Pedidos do sistema Sistema de Vendas, o saldo dos produtos no Sistema Controle de Estoque e o valor das Contas a Receber no Sistema Financeiro.

Vejamos o exemplo:

No sistema Sistema de Vendas foi cadastrada a nota fiscal nº 121 no dia 09/10/23 para o cliente 11.111.111/111/11, importada integralmente do pedido nº 7

Pedido

image.png

Nota Fiscal Eletrônica

image.png

image.png

Depois de elaborada essa nota fiscal, o saldo do pedido nº 7 ficou zerado e o pedido foi encerrado.

image.png

image.png

No dia 15/10/23, o cliente devolve parte da mercadoria. Nesse momento, é lançada uma notificação de recebimento de retorno de mercadorias, informando-se um CFOP que esteja configurado, no plano fiscal, como sendo de "Devolução":

image.png

image.png

Como a devolução que está sendo cadastrada é de uma venda para um cliente, você deverá definir, no cadastro da notificação de recebimento que o emitente é um CLIENTE, informe em seguida o CFOP de devolução

image.png

Ao sair do campo Código Fiscal (devolução) o Sistema apresentará a tela para informação do item de devolução, clique para visualizar as notas e o sistema trará todas as notas emitidas para aquele cliente e que possam ser devolvidas pelo mesmo

image.png

Nessa tela são exibidas as Notas Fiscais e seus respectivos itens do cliente/fornecedor informado na Notificação de Recebimento. Nela você poderá selecionar os itens que serão devolvidos, lembrando que poderá efetuar devoluções de diferentes Notas Fiscais.

image.png

Depois de selecionadas todas as notas fiscais de venda, na aba Itens você poderá informar as quantidades dos itens que estão sendo devolvidos.

É importante que o CFOP utilizado na entrada por motivo de devolução de um produto vendido tenha as mesmas incidências fiscais do CFOP utilizado no momento da venda da mercadoria, o Sistema irá validar essa informação e se encontrar inconsistência dará aviso.

image.png

image.png

Controle de Série dos Produtos: Se você utiliza o controle se série dos produtos, ao alterar o item a ser retornado que controla série o sistema irá pedir as séries que estão retornando à empresa. 

image.png

Pressionando o botão image.png, é exibido os dados da nota fiscal referente ao item da nota de recebimento selecionada. Caso o sistema esteja parametrizado para agrupar itens de código de produto iguais será exibido apenas um item para os produtos, e logo abaixo as notas fiscais correspondentes a cada produto agrupado e suas respectivas informações:

image.png

A aba Itens ficará com os produtos e quantidades que foram devolvidas pelo Cliente

image.png

A aba de Duplicatas somente ficará visível se você possuir o sistema Financeiro na mesma base de dados. Nessa aba, você conseguirá visualizar as duplicatas geradas pelo Sistema de Vendas relativas às notas que você selecionou na primeira aba.

Lembre-se de que você pode escolher qualquer duplicata para abatimento dos valores da devolução.

Se você trabalhar com a Manifestação do Destinatário o Sistema irá questionar se você deseja enviá-lo

image.png

Quando essa notificação de recebimentos for gravada, o saldo do pedido nº 7 do Sistema de Vendas que originou a nota fiscal de venda nº 121 será reaberto, e dele será subtraída somente a quantidade que não foi devolvida.

O saldo dos produtos no Sistema Controle de Estoque será atualizado e serão gerados movimentos de devolução no Sistema Financeiro (DEVD), que subtrairão dos valores totais das duplicatas os valores devolvidos de cada produto. Isso pode ocorrer assim que a notificação for gravada (se estiver assinalado nos Parâmetros da Empresa que as exportações são realizadas com vínculo - ver item Parametrizando a Empresa) ou no momento em que forem realizadas as transferências de dados para estes sistemas.