Skip to main content

Cadastrando Centros de Custo

Nos Parâmetros Adicionais da empresa na aba "Informações Gerais" deverá estar flegada a opção "Contabilização por Centro de Custo", e definir a forma que irá trabalhar com esses centros de custo.

image.png

Ainda nos Parâmetros Adicionais da Empresa na aba "Informações Adicionais" escolher em que níveis deseja cadastrar os Centros de Custo.

image.png

O sistema obedecerá a estrutura definida nos parâmetros da empresa, de acordo com os níveis que você especificou. Além disso bloqueará o cadastro de centro de custo que não tem o nível anterior cadastrado. Por exemplo:

Se a estrutura do centro de custo foi definida em 3 níveis, sendo que o primeiro nível tem 1 dígito, o segundo nível tem 1 dígito e o terceiro nível tem 3 dígitos, o cadastro ficaria da seguinte forma:

A) 1. .
B) 1.1.
C) 1.1.001
D) 1.1.002

E você não conseguirá cadastrar a estrutura do centro de custo C antes do centro de custo B, e assim sucessivamente.

 

Quando você efetuar seus lançamentos contábeis, o sistema pedirá que os respectivos centros de custo sejam informados para as contas de resultado e para as contas patrimoniais, neste último caso, somente se a opção "Utiliza Centro de Custo p/ Contas Patrimoniais" estiver assinalada (ver item Parametrizando a Empresa) e o grupo da conta possuir Centro de Custo (ver item Criando um Plano de Contas).

Importante: Caso você tenha optado por trabalhar com apenas um nível de centro de custo, não utilize qualquer separação entre os dígitos no momento do cadastro (como "/", "-", ".", etc), pois se for necessário, o correto é você optar pela utilização de níveis e cadastrá-los de acordo com a "máscara" que o sistema montará em função dos níveis informados nos parâmetros da empresa, como no exemplo acima.

Posteriormente acessar o Menu Manutenção> Tabelas> Centro de Custo> Cadastra e escriture os Centros de Custo conforme os níveis escolhidos nos Parâmetros  e as informações conforme as particularidades de cada um.

image.png