Plano de Contas Referencial
Plano de contas Referencial Cadastro de Plano de contas Referencial Todas as contas contábeis com movimento obrigatoriamente devem conter as informações de referência com o plano de contas da Receita Federal. Com esta correspondência criada, a Receita Federal terá as informações dos saldos da empresa diretamente nas contas em que ela espera receber esta informação. Cada tipo de empresa possui um plano de contas referencial particular, e hoje a receita reconhece 10 tipos de entidades a serem referenciadas. 1 – PJ em Geral 2 – PJ em Geral – Lucro Presumido 3 – Financeiras 4 – Seguradoras 5 – Imunes e Isentas em Geral 6 – Imunes e Isentas – Financeira 7 – Imunes e Isentas – Seguradoras 8 – Entidades Fechadas de Previdência Complementar 9 – Partidos Políticos 10 – Financeiras – Lucro Presumido Será apresentado a tela de cadastro do plano Referencial, seleciona a opção Caso não queira utilizar os Planos de contas disponibilizados pelo sistema poderá fazer a importação do mesmo através de arquivo. Acessar o Menu Manutenção> Plano de Contas> Referencial> Plano Referencial da RF> Manutenção- Função Extra 1- Importar Plano de Contas de Contas Referencial. Indicar a Entidade responsável e o local do arquivo. O Sistema abrirá a tela para que seja Defina o local (gerado quando fez a instalação do validador), C:\Program Files\Programas_SPED (escolha o Plano de Contas Referencial Para isso acesse o Menu Manutenção>Plano de contas> Referencial> Mapeamento> Manutenção e a – b c – Intervalo de Contas que terão vínculo com a Conta Referencial Obs: Após OPlano de Contas Referencial
éref. utilizadoECD parano adequaçsistema de ContabilidadeaoFUNÇÃO ECDEXTRA 2 e aobaixe FCONT.o plano referencial desejado.utilizadodefinido o local onde está salvo o Plano de Contas Referencial.será necessário:
existam
Primeiramente que seja instalado no computador o validador adeverá ser utilizado (ECD e/ou FCONT), disponível para download no site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br)importado).
Após instalado o programa ECD/FCONT, no diretório onde foi instalado o programaCadastro do SPED,Plano teráReferencial aem pastaLote“TabelasExternas”,Caso onde tem disponível ono Plano de Contas Referencial:Emvárias seguida,contas noque Sistema, através do menu: Manutenção>Plano de Contas>Referencial>Mapeamento>Cadastra, será necessário fazer terão vínculo (referenciação)com entreuma amesma Conta ContábilReferencial, usual,esse cadastro poderá ser realizado em Lote.aem Contaseguida Contábilclique dono Planobotão Referencial,“Função conformeExtra exemplo:
Supondo que a Conta Contábil a ser Referenciada seja a Conta Duplicatas a Receber:NoCadastrar Plano de Contas doReferencial Sistema,em elaLote”.está
cadastradacomoSerá 1.1.2.01.0001apresentada a tela para que seja definido:Duplicatas a Receber.Ao cadastrá-la no Plano Referencial, será necessário verificar na tabelaCódigo da ReceitaInstituiçãoFederalqual– Conta Referencialquecadastradarepresenta
essaContaCaso Duplicatasas contas a Receber,serem porselecionadas exemplonão 1.01.02.02estejam em sequência, clique em Seleciona Contas Alternadas, em seguida clique no botão Pesquisa e segurando a tecla Ctrl (do teclado) acionada selecione as contas desejadas.forma,ficará cadastrado comobaixar o exemploplano acima.de contas, acesse o menu MANUTENÇÃO > PLANO DE CONTAS > REFERENCIAL > MAPEAMENTO> MANUTENÇÃO para realizar o mapeamento das contas referênciais com o plano de contas da empresa (DE/PARA). TODAS as contas com movimentação devem ser mapeadas.
Após executados esses procedimentos o encerramento do exercício deve ser efetuado e posteriormente a geração da ECD do período para a entrega.