Skip to main content

Cadastrando Movimentação Simples

A movimentação simples é a principal entrada de dados do estoque.

Através dela é que é possível inicializar o estoque, gerar movimentações de compras, vendas, ajustes, ou seja, tudo que entra ou sai do estoque tem que ter uma movimentação cadastrada.

Você pode cadastrar as movimentações acessando o menu Movimentação/Movimentação Simples.

image.png

Os campos que deverão ser preenchidos são divididos em dois grupos:

Cabeçalho: Corresponde aos dados gerais da movimentação e apresenta os seguintes campos:

Tipo do Documento: Indica qual a operação que está sendo executada sobre os produtos informados nos ítens. Para maiores informações sobre o cadastro de Tipos de Documento veja o ítem Definindo Tipos de Documentos.

Tipo Op e Número OP: Estes campos apenas ficarão habilitados quando o Tipo de Documento informado for de Entradas/Saídas de Produção. Neles você informará a qual Ordem de Produção corresponde essa movimentação. Para que o Custo de sua produção fique correto, as movimentações devem ser apontadas corretamente.

Opção Cliente ou Fornecedor: Aplicável para os Tipos de Documento do tipo Terceiros e indica a origem do destinatário da mercadoria, se é um cliente ou um fornecedor.

Fornecedor ou Cliente: Aplicável para os tipos de documento dos tipos TerceirosCompras (Fornecedor) e Vendas (Cliente).

Data de Emissão: Será informada a data da movimentação do estoque. Sendo assim, em alguns casos não será necessariamente a data de emissão do documento, como em casos de compra com entrada da mercadoria dias depois. Essa data deve ser coerente com a movimentação do estoque, pois o Custeio de produtos a utilizará para fazer os cálculos.

Nr. Livro e Folha: Essas informações ficarão disponíveis apenas se na tela de parâmetros da empresa estiver assinalado que Escritura Livro Fiscal Modelo 3 (ver ítem Parametrizando a Empresa).

Ítens: Caixa que corresponde à lista de produtos relacionados ao movimento.

Se estiver definido na tela de parâmetros da empresa que utiliza Centro de Custo (veja ítem Parametrizando a Empresa), você deve informar para qual centro de custo você está fazendo a movimentação do produto. Uma mesma movimentação pode fazer referência a diferentes centros de custo e um mesmo produto também pode ser lançado para vários centros de custo diferentes.

Controle de Série : Se você utiliza controle de série de produtos no SSPPCP, ao confirmar um item no movimento do estoque e este produto possuir controle de série, neste momento o sistera irá exibir uma tela para que você informe as séries envolvidas neste movimento tanto para os movimentos de saídas como o de entradas. Veja mais informações em Trabalhando com Controle de Série de Produtos no Help do SSPPCP.

Ao realizar um lançamento, pode ser que não exista nenhuma movimentação para este produto na localização informada. Neste caso, o sistema exibirá a seguinte mensagem:

Se você responder que sim, de acordo com o tipo de documento informado, será dada a entrada ou saída do produto no local.

No caso de documentos de transferência (para maiores detalhes veja o item Transferindo produtos de um local para outro), podem ser exibidas as seguintes mensagens:

Essas mensagens serão exibidas quando nunca antes houve movimentação para o produto nos locais de origem e/ou destino.

Quando na tela de parâmetros da empresa estiver assinalado que Escritura Livro Fiscal Modelo 3 (ver ítem Parametrizando a Empresa), serão disponibilizados os campos para informação do Código Fiscal e do Código de Entrada/Saída. Pressionando o botão  na coluna do Código de Entrada/Saída, será exibida a seguinte tela de pesquisa:

Não existe um cadastro para esses códigos. Estes são os três possíveis códigos de entrada e saída. Para selecionar um deles, clique sobre ele dentro da grade e pressione OK.

Veja mais informações em Lançando Itens nos Documentos.

Se algum dos produtos a ser movimentado estiver configurado para "Explosão", você deverá informar o Tipo do Documento e o Número do Documento para Baixa dos Componentes, pois o sistema gerará outra movimentação para os componentes do(s) produto(s) principal(s). Por exemplo

Supondo que sua empresa faça montagem de bicicletas. Uma estrutura de produtos é cadastrada para o produto BICICLETA, da seguinte forma

 

image.png

 

Esta estrutura significa que uma bicicleta é composta por 1 Aro, 1 Guidão, 2 Pedais e 2 Pneus.

Assinalando que este produto Baixa por Explosão e que a baixa é na Entrada (ver ítem Estruturando Produtos), quando você fizer uma movimentação de entrada para o produto BICICLETA:

image.png

No momento em que é montada uma bicicleta devemos efetuar a saída de seus componentes do estoque. Para isso, o sistema pedirá o Tipo de Documento e o Número do Documento de Baixa dos componentes.

Utilizando o Tipo de Documento e o número informados, o sistema gerará automaticamente uma movimentação simples da seguinte maneira:

image.png

Lembrando que a quantidade dos componentes fica multiplicada por 100 devido à quantidade de bicicletas fabricadas ser 100.

Quando você estiver realizando um movimento para uma Ordem de Produção, o botão  ficará disponível para que você possa selecionar quais produtos deseja inserir na movimentação. Estes produtos são trazidos do cadastro da Estrutura da OP:

Pressionando o botão  , todos os ítens serão automaticamente selecionados. Caso você deseje selecionar apenas alguns ítens, clique sobre ele:

Pressionando o botão , todos os ítens que você selecionou serão inseridos na movimentação. Acerte suas quantidades de acordo com sua preferência.

Essa tela é somente para seu auxílio. Você pode inserir produtos diferentes dos cadastrados na Estrutura da OP.

Beneficiamento Interno : Se você trabalhar com Beneficiamento interno verifique que devem existir movimentos distintos para remessa de matéria prima prórpia da empresa para a ordem de produção e outro para movimentar a matéria prima que é propriedade de seu cliente enviada exclusivamente para este beneficiamento. Vejam mais informações em Trabalhando com Beneficiamento Interno.

IMPORTANTE: Deve haver uma distinção muito clara entre os produtos que são vendidos ou comprados por explosão e os produtos que são fabricados através de um processo de Produção. Se o mesmo produto estiver enquadrado nas duas situações, existe o risco de os componentes serem baixados duas ou mais vezes, causando problemas com o saldo do seu estoque.