S-2501 - Informações de Tributos do Processo Trabalhista
Normalmente, as ações trabalhistas envolvem o pagamento de valores ao empregado e o recolhimento de contribuições por parte da empresa. Cabe à empresa pagar e comprovar os depósitos, já que o processo só consta como encerrado quando o pagamento for feito, e os processos trabalhistas são enviados ao eSocial por meio de envio de novos eventos:
S-2500 - Processo Trabalhista;
S-2501 - Informações de Contribuições Decorrentes de Processo Trabalhista;
S-3500 - Exclusão de Eventos - Processo Trabalhista;
Prazo de envio do evento ao eSocial é até o dia 15 do mês subsequente. Ou seja, um processo trabalhista que tenha acordo ou decisão publicada, por exemplo, no dia 1º/10/2023 deve ser enviado ao eSocial até 14/11/2023 (já que 15/11 é feriado). Da mesma forma, um processo que teve trânsito em julgado em 2022, mas a sentença homologatória dos cálculos de liquidação somente foi publicada em 1º/10/2023, também deve ser enviado ao eSocial até 14/11/2023.
- O S-2500 é o evento do eSocial que registra as informações de processos trabalhistas na Justiça do Trabalho
dede cálculo para recolhimento de FGTS e da contribuição previdenciária do RGPS. Caso possua dúvidas no cadastro de s2500 clique aqui. - S-2501 - Informações de Contribuições Decorrentes de Processo Trabalhista é
dodo imposto de rendadasdas contribuições previdenciárias ao eSocial (inclusive as destinadas a Terceiros). Esses valores incidem sobre as bases de cálculodasdas decisões condenatórias e homologatórias de acordo proferidas nos processos da Justiça do Trabalho, nos acordos celebrados nas Comissões de Conciliação Prévia (CCP) e nos Núcleos Intersindicais (Ninter), que foram informados no evento S-2500. (Dúvidas no cadastro do S2501 segue passo a passo logo abaixo) - S-3500 - Exclusão de Eventos - Processo Trabalhista; Esse evento serve exclusivamente para excluir e tornar sem efeito um evento S-2500 ou S-2501 enviado indevidamente. OBS:
Veja também os Itens:
- Incluindo Processos
- Inconsistência e Erros nos Eventos Iniciais - S1070 - Tabela de Processos Administrativos/Judiciais
- Inconsistência e Erros no Evento S-2500 - Processo Trabalhista
- Inconsistência e Erros no Evento S-2501 - Informações dos Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista
Cadastrando S2501 - Informações de Contribuições Decorrentes de Processo Trabalhista
Selecione o 'Número do Processo Trabalhista' e serão apresentados os 'Trabalhadores vinculados ao Número de Processo';
OBS: Quando houver mais de um trabalhador no mesmo processo trabalhista, ao salvar será gerado um único evento S-2501 com a informação de todos os trabalhadores para enviar ao eSocial, diferente do s2500 que gera individualmente o S-2501 para cada funcionário.
Informe a Competência e clique no ícone altera para preencher as Informções de Tributos do Processo Trabalhista;
Os campos Informações do Trabalhador virão preenchidos automaticamente e ficarão desabilitados. Data da moléstia grave será preenchida somente se for o caso.
- Identificação do Período e Base de Cálculo dos Tributos
Clique no ícone novo para cadastrar os Períodos e Base de Cálculo dos Tributos
Informe a Competência e o valor das Bases, em seguida clique em Código da Receita IRRF para seleção (desça a barrinha ao lado direito dos códigos para visualizar os demais)
Informe o valor correspondente ao Código de Receita e clique em ok.
- Informações de IRRF por CR (código de Receita)
Clique no ícone 'Novo';
Preencher os campos referente a aba detalhamento de despesas e valores;
Em seguida preencha a aba Despesas e Deduções
Ao salvar, se houver mais de um trabalhador no mesmo processo trabalhista será gerado um único evento S-2501 com a informação de todos os trabalhadores para enviar ao eSocial, diferente do s2500 que gera individualmente o S-2501 para cada funcionário no gerenciamento de transmissão do e-Social: