Skip to main content

Empresas Prestadoras de Serviços (Lucro Presumido) obrigadas a entrega da EFD Contribuições

Veja também os Itens:

    As empresas prestadoras de serviços (pertencentes ao Lucro Presumido) e obrigadas a entrega da EFD Contribuições, deverão acessar o menu Manutenção>Empresas>Parâmetros Adicionais da Empresa.

    image.png

    Edite os Parâmetros da empresa, na aba Livros>Serviços Prestados/Tomados e assinale as opções Escritura Itens das NFs de Serviços e Nota Fiscal Municipal

    image.png


    Em seguida deverá acessar o menu Movimentação>Escrituração do Livro de Serviços>Modelo 51>Cadastra e proceder a escrituração de todas as notas de prestação de serviços.

    image.png

    image.png

    Ao terminar o cadastro da nota fiscal de serviço prestado e salvar o mesmo, o Sistema irá questionar se "Deseja escriturar os itens das notas fiscais para este Documento?" - Clique em SIM

    O Sistema irá abrir a tela da escrituração dos itens das notas fiscais de prestação de serviço

    image.png

    Informe corretamente o Código CST para cada item da nota fiscal cadastrada

    Caso sua empresa já tenha a nota fiscal de serviço cadastrada e precise informar somente os itens deverá seguir os passos abaixo:

    Acesse o menu Movimentação>Escrituração dos Itens das Notas Fiscais>Serviços Prestados>Cadastra.

    image.png

    Será apresentada a mesma tela que mencionamos acima

    image.png

    Pesquise pela Nota Fiscal de Prestação de Serviço cadastrada anteriormente. Desta forma o Sistema irá buscar o cabeçalho da nota fiscal.

    Em seguida informe o produto que poderá ter uma única descrição (por exemplo Serviços Prestados).
    Observação - Esse produto que será informado nos itens da nota deverá estar previamente cadastrado no menu Manutenção>Produtos, caso você utilize outros Sistemas junto com os Livros Fiscais, pode ser que o menu de Produtos esteja inibido no sistema Livros Fiscais e você deverá cadastrar o produto no outro Sistema.
    OBSERVAÇÃO
    Para as empresas de LUCRO REAL deverá seguir o mesmo procedimento de escrituração de itens, porém a diferença será que deverá também no lançamento informar base e alíquota de PIS/COFINS – SOMENTE QUANDO FOR PIS/COFINS NÃO CUMULATIVO.