Skip to main content

Exportação do arquivo do SPED FISCAL PIS/COFINS

Para a correta exportação do SPED PIS/COFINS, você deverá:

1) Habilite a escrituração dos produtos no menu Manutenção/Empresas/Parâmetros adicionais da Empresa

image.png

Edite os Parâmetros que estão sendo utilizados e acesse a aba Livros>Entradas/Saídas defina que irá realizar a escrituração dos itens de todas as notas

image.png

2) Cadastre os produtos no menu Manutenção/Produtos/cadastra

image.png

OBS: neste cadastro haverá a opção de colocar o código da situação tributária de PIS/COFINS.

3) Ou poderá colocar o código da situação tributária do PIS/COFINS no cadastramento do item, no menu Movimentação>Escrituração dos itens das notas fiscais

image.png

image.png

 4) Após os procedimentos acima acesse o menu Utilitários>exportação de dados SPED>Escrituração Fiscal Digital - Contribuições

image.png

Obs.:

Informe o período e o local que deseja salvar.

image.png

*INFORMAÇÕES QUE NÃO PODEM FALTAR PARA ESTA EXPORTAÇÃO:

  • a) Código de Situação Tributária (CST)

 No cadastro dos produtos deverá ser informado o CST referente aos impostos ICMS, PIS, COFINS e IPI. Este código influenciará nos registros relativos aos itens da nota fiscal de Entradas e de Saídas, já para empresas que possuírem lançamentos de Entradas e/ou de Saídas com modelos referentes a Serviços de Transportes este código deverá ser inserido manualmente na aba Informações para o SPED dos respectivos livros.

OBS.: Caso existam movimentações referentes ao mês de dezembro de 2008, será necessário verificar os códigos informados nos itens da Nota fiscal.

  • b) Código NCM

No cadastro da Classificação Fiscal deverão estar corretamente informados, segundo tabelas que constam no próprio SPED Fiscal, o Gênero do Produto, o Código ANP e a Classe de Enquadramento no IPI. Esta informação constará dos registros relativos aos itens da nota fiscal.

 No cadastro das Cidades o código informado deverá estar de acordo com a Tabela de Municípios fornecida pelo IBGE. O código de Município deverá ser informado no cadastro da Empresa, dos Fornecedores e dos Clientes.

 IMPORTANTE:

Durante nossos testes verificamos que o SPED FISCAL espera que o código informado seja acrescido de um último número que não pudemos identificar, e para validação dos dados buscamos este último número da tabela disponível no próprio programa.

 - d) Código do CRC

 Nos dados do responsável pela entrega do arquivo deverá estar informado o número do CRC do contador.