Skip to main content

Parametrizando o Sistema - Identificação

image-1683322336497.png

Ramo de Atividade
Indique o ramo de atividade da empresa: comércio/serviços, comércio com registradora ou comércio e indústria.
De acordo com o ramo de atividade definido o sistema já se apresentará com as características próprias para escrituração da empresa.
Se, por exemplo, o ramo de atividade de sua empresa for comércio e serviços, nos lançamentos de suas notas fiscais de entrada e saída os campos referentes aos valores fiscais do IPI não estarão disponíveis porque a empresa não fará a apuração desse imposto. Mas, tratando-se de empresa com ramo industrial, o sistema disponibilizará esses campos para que você forneça as informações.

Início das Atividades
Informe a data de inicio das atividades da sua empresa.

Incrição Municipal

CNAE Principal

Registro
Indique o órgão responsável pelo registro da empresa, o número de registro da empresa neste órgão e a data em que o registro foi efetuado.

Tributação- Lucro Real/Lucro Presumido/Simples Nacional/Imune e Isenta.

Checagem de mês e ano nos lançamentos contábeis
Se desejar que o sistema faça a checagem das datas dos lançamentos clique nessa opção.
O sistema disponibilizará, então, o campo para você informar o Período Corrente. No momento em que você fizer seus lançamentos, ou seja, a escrituração dos livros fiscais, e informar a data o sistema checará e, se a data não estiver no período informado nos parâmetros, o avisará. Na mudança do Período Corrente aparecerá uma mensagem indicando que as tabelas de Entradas, Saídas, Serviços e etc. não foram encontradas e se deseja criá-las, responda que sim.
IMPORTANTE: A definição de um Período Corrente incorreto, acarretará em criação de tabelas indevidas no sistema, por isso, tome cuidado no momento da mudança do Período Corrente.

Bloqueia acesso aos outros meses
Além de emitir o aviso, como descrito acima, o sistema pode, ainda, bloquear o acesso aos outros meses. Então, informando uma data diferente do período definido nos parâmetros, o sistema o avisa e, se for no lançamento de uma nota fiscal, não permite que você continue o seu lançamento, retornando sempre ao campo da data para que seja corrigida. Mesmo se você tentar editar um lançamento para alterá-lo o sistema avisará que o lançamento não se refere ao período corrente.

Escritura a DIPI
Informe se fará a escrituração da DIPI. Essa opção só estará disponível se o ramo de atividade da empresa estiver definido como Comércio e Indústria e, quando você fizer a escrituração de suas notas fiscais, o sistema perguntará se deseja escriturar a DIPI para o documento. Clicando em sim, automaticamente o sistema disponibiliza a tela para que forneça os dados para o lançamento (Ver item Escriturando a DIPI). Porém, se você preferir não escriturar a DIPI em seguida, lembre-se de entrar no menu Movimentação/Escrituração da DIPI e fazer o lançamento para esse documento. Aí, forneça os dados completos sobre o lançamento (Ver item Escriturando a DIPI).

Emite nfs. para a Zona Franca de Manaus
Se a empresa emite notas fiscais para a Zona Franca de Manaus, no lançamento de suas notas fiscais de saída, deverá informar o CNPJ, estado e Razão Social de seus clientes e o município de destino das mercadorias. Para que esses campos estejam disponíveis para suas informações, você deve clicar nessa opção.