Skip to main content

Realizando a Segregação das Receitas para o Simples Nacional

Para que o sistema possa efetuar os cálculo corretamente será necessário efetuar algumas parametrizações no sistema.

Acessando o menu Manutenção>Empresas>Parâmetros Adicionais da Empresa deverá ser informado a opção pelo Simples Nacional, Impostos, Certificado Digital, Diretório dos Arquivos Destino (destino dos arquivos Xml’s gerados) e as informações do Responsável pela Escrituração (Contador).

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

Será necessário informar no código fiscal qual o tipo de atividade realizada (Anexos), essa escrituração poderá ser feita através do menu Manutenção> Tabelas> Plano Fiscal> Manutenção.

image.png

image.png

image.png

Após esse procedimento acessar o Menu Movimentação> Segregação das Receitas para o Simples Nacional. Nesta tela ficarão armazenados Valores Mensais e Acumulados que servirão como Base de Cálculo para o Imposto.

image.png

image.png

Através do botão image.png informar o período para que o sistema realize o cálculo. Ao optar pelo cálculo automático o sistema sempre irá calcular o mês solicitado mais os 12 meses anteriores. Caso tenha feita alguma alteração manual nos valores assinale a opção Valores Conferidos para que ao reprocessar nos meses posteriores esse valor não seja alterado.

image.png

Atenção: Caso sejam alterados manualmente o valor de algum dos campos os valores referentes a Receita Bruta Acumulada Fiscal e/ou Folha serão reprocessados, independentemente de estar assinalado o campo Valores Conferidos.

Para acessar o relatório entre no menu Relatórios> Relatórios Auxiliares Mensais> Conferência Simples Nacional.

O Sistema irá separar os valores pertencentes a cada situação demonstrando nesse relatório as bases, alíquotas e impostos individualmente e somando o valor a recolher no final.

image.png

A Empresa do exemplo está enquadrada nos Anexo I, II e IV e devido a esta situação foi deduzido da porcentagem da alíquota dos anexos I e II o valor referente ao INSS.

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

Para as empresas que tenha PIS Substituição Tributária, COFINS Substituição Tributária, ICMS Substituição Tributária ou IPI Substituição Tributária será necessário entrar no Menu Manutenção> Tabelas> Observações > Saídas/ Entradas e cadastrar uma observação e informar qual o tipo de retenção a empresa utiliza. Lembrando que será necessário cadastrar um tipo de observação para cada situação. Será necessário informar no cadastro do Livro de Saídas e Livro de Entradas (no caso de Devolução) as observações para o cálculo do imposto. 

image.png

Na Aba Receita Bruta Total os valores referente a Receita Bruta, Folha de Pagamento e Relação entre a Folha de Pagamento será atualizada quando solicitar o período posterior ao mês informado. No caso da empresa ser filial o valor do imposto aparecerá zerado pois será centralizado na empresa matriz. Ao solicitar o relatório de Conferência do Simples Nacional este valor irá aparecer normalmente.

O Sistema possui uma integração com o ECAC no qual poderá fazer o envio da Declaração Mensal e também a DAS do período. Acessar o Menu Movimentação> Segregação das Receitas para o Simples Nacional e depois de calcular o período, clicar no botão

image.png “Função Extra 3- Executar integração da receita selecionada com o PGDAS-D”.

Selecionar as opções que deseja gerar indicando um diretório para a geração dos documentos.

image.png

Para visualizar a tabela onde estão cadastras todas as alíquotas de acordo com cada atividade, acessar o Menu Manutenção> Tabelas> Simples> Nacional> Manutenção.

image.png