Bloco C170 - Registro filho obrigatório não informado.
Bloco/ Registro: C170
Descrição do Erro/Advertência: Registro filho obrigatório não informado.
O que é o bloco C170:
Complemento de Documento – Itens do Documento
Quando se trata deste erro no Sped, CST_ICMS no registro C170, devem ser corrigidos nas operações de entrada o icms ou cst (depende do regime do cliente), mas para começar a correção deve-se antes CONSULTAR O CONTADOR para verificar essa correlação de CSTxCSOSN, que deve ser passada por ele, pois a causa principal deste erro é a entrada de xml feita sem essa correlação no sistema, por exemplo, um produto que entra com cst 41 e deve ficar como csosn 400, essa troca deve ser feita direto na tela de entrada, então como não é feita, gera-se o erro e o contador deve repassar os dados.
Ação Sugerida: Verificar se os itens das notas de entrada e saída foram escriturados corretamente.
Correção: Acesse o menu Movimentação > Escrituração de Livros Fiscais > Escrituração dos Itens das Notas Fiscais > Entradas > Manutenção (para as notas de entrada) ou Movimentação > Escrituração de Livros Fiscais > Escrituração dos Itens das Notas Fiscais > Saídas > Manutenção (para as notas de saída).
Verifique se as notas fiscais tiveram todos os seus Itens corretamente cadastrados, em caso afirmativo, verifique se essas escriturações possuem os códigos dos produtos indicados. O campo também pode aparecer com a nomenclatura "Ref. Alternativa". Realize essa conferência para os itens de Entrada e Saída.
Se possuir muitas notas para cadastrar a escrituração dos itens ou indicar os códigos dos produtos manualmente, existe também a opção de apagar as notas do período em questão e importá-las novamente indicando o código do produto no momento da importação, conforme o sistema ir abrindo as telas durante o processo de importar as notas.
Caso todas as informações estejam corretas, acesse o menu Manutenção > Fornecedores > Manutenção, pesquise pelos fornecedores constantes nas notas e confirme se eles estão Ativos.