Cadastrando Notas Fiscais de Retorno de Industrialização
CADASTRANDO NOTAS FISCAIS DE RETORNO DE INDUSTRIALIZAÇÃO
Se sua empresa necessitar executar este tipo de operação, acessando o menu Movimentação/Nota Fiscal você poderá cadastrar essas notas de acordo com as seguintes considerações:
- Deverá ter um (ou mais) Código Fiscal de Operação cujo tipo seja "Retorno de Industrialização".(Veja item Cadastrando Plano Fiscal). As operações realizadas com esse tipo de código fiscal não serão somadas ao total da nota fiscal, e não deverá também estar assinalado que Integra as Vendas, para que não seja somado também ao total das duplicatas.
- Deverá ter um (ou mais) Código Fiscal de Operação cujo tipo seja "Demais Operações" e sua descrição represente a Industrialização efetuada. (Veja item Cadastrando Plano Fiscal). A Industrialização efetuada por sua empresa não se trata de uma prestação de serviços, por isso, nunca utilize o tipo de operação Serviços na configuração do código fiscal para determinar a Industrialização, ela já é uma operação prevista pelo sistema.
- No momento de cadastrar os itens da nota fiscal, você deverá informar o item que estará sendo devolvido e seu valor, isto é, o Retorno da Industrialização. Utilize, então, o código fiscal cadastrado para esse fim.
- Outro item, ou demais itens, deverão ser incluídos representando a Industrialização efetuada e o valor a ser cobrado.
O valor total da nota será composto pelo valor da Industrialização apenas.
No momento da impressão da nota fiscal, os valores informados nos códigos fiscais de Retorno de Industrialização serão impressos após a descrição do item na parte de descrição dos produtos. Caso necessite que estes valores sejam impressos nas colunas de valores você poderá assinalar a opção Imprime valor de retorno de industrialização nas colunas dos itens nos parâmetros da configuração da nota fiscal (mais informações em Configurando Documentos Fiscais). O valor da Industrialização será impresso na coluna de valores como qualquer outro produto.