Cadastrando Notas Fiscais de Retorno de Industrialização
Veja também os Itens:
- Emitindo Notas Fiscais Eletrônicas (NFe)
Entende-se por retorno de mercadorias as notas fiscais cuja operação do código fiscal seja Devolução, Retorno de Industrialização ou Operação com Terceiros.
Se você utilizar apenas o Sistema de Vendas, esta será uma operação corriqueira, ou seja, simples emissão de nota fiscal.
Porém se você utilizar a integração do Sistema de Vendas com o Sistema Controle de Compras, o Sistema Financeiro e o Sistema Controle de Estoque, essas notas poderão atualizar o saldo das Ordens de Compra do Sistema Controle de Compras, o saldo dos itens das notificações de recebimento, o saldo dos produtos no Sistema Controle de Estoque e o saldo das contas a pagar no Sistema Financeiro, automaticamente.
Importante: entre o Sistema de Vendas e o Sistema Controle de Compras a integração deverá ser com vínculo, entre os demais sistemas independe a forma de integração.
Caso não possua integração com todos eles, algumas dessas operações não serão executadas considerando-se que, no registro do retorno da mercadoria ocorrerá as seguintes modificações nos dados dos sistemas:
Se você utilizar integração com o Sistema Controle de Estoque: o saldo dos produtos serão atualizados sempre que você cadastrar uma nota fiscal, seja ela de venda ou de retorno de mercadoria, se no código fiscal utilizado estiver parametrizado para que integre com o Sistema Controle de Estoque.
Se você utilizar integração com vínculo com o Sistema Controle de Compras : se uma nota de retorno de mercadoria se referir a uma notificação de recebimento que foi originada por uma ordem de compra, o saldo da ordem de compra será acrescido das quantidades dos produtos devolvidos, já que a ordem de compra possui o campo saldo e este é baixado pela emissão das notificações de recebimento (processo parecido com o que ocorre entre os pedidos e a nota fiscal no Sistema de Vendas). Portanto, se a mercadoria foi devolvida, o saldo da ordem de compra também deverá ser alterado.
Ainda no Sistema Controle de Compras será atualizado o saldo dos itens da própria notificação de recebimento para que não sejam retornadas quantidades diferentes das que foram adquiridas. Este saldo será considerado no momento de se escolher as notificações de recebimento que farão parte da nota fiscal de retorno de mercadoria.
Se você utilizar integração com o Sistema Financeiro: as duplicatas geradas no Sistema de Vendas serão exportadas para o Sistema Financeiro, porém para que as informações da nota fiscal, cuja operação for Devolução, atualizem o saldo das contas a pagar, é necessário que o Sistema Controle de Compras também tenha integração com o Sistema Financeiro, já que as contas a pagar serão originadas por ele. Assim, quando efetuar a devolução você terá possibilidade de informar quais duplicatas terão seu saldo diminuído e qual valor deverá ser lançado como devolução.
Vejamos o exemplo:
No Sistema Controle de Compras foi cadastrada a notificação de recebimento nº 5 no dia 09/01 para o fornecedor 22.222.222/2222-22, com os itens importados integralmente da ordem de compra nº 78:
Depois de elaborada essa notificação de recebimento, o saldo da ordem de compra nº 78 ficou zerado e ela foi encerrada. Veja mais informações no Sistema Controle de Compras.
No dia seguinte, 10/01, teremos que devolver parte da mercadoria. Com isso devemos emitir uma nota fiscal de retorno de mercadoria, lembrando-se de que essa operação deverá, obrigatoriamente, ter um código fiscal cuja operação seja do tipo Devolução, Retorno de Industrialização ou Operação com Terceiros. Veja mais informações em Cadastrando Plano Fiscal:
Saindo da Identificação, será exibida a seguinte tela:
Nessa tela você selecionará os itens das notificações de recebimento que serão devolvidos, lembrando que poderá efetuar devoluções de mais de uma notificação na mesma nota fiscal desde que sejam do mesmo fornecedor e tenham saldo a ser devolvido. Nesse exemplo é exibido as notificações e seus respectivos itens. Quando uma nota fiscal foi originada por um processo de triangulação essa estará destacada pela cor Azul e a legenda será apresentada na tela.
Depois de selecionadas as notificações, na aba de Itens você poderá informar as quantidades dos itens que estão sendo devolvidos.
Pressionando o botão , é exibido os dados da notificação de recebimento selecionada para retorno de mercadorias.
Caso o sistema esteja parametrizado (aba Informações da Nota Fiscal) para agrupar itens de código de produto iguais será exibido apenas um item para os produtos, e logo abaixo as notas fiscais correspondentes a cada produto agrupado e suas respectivas informações, caso contrário será importado os itens separadamente trazendo seus respectivos valores:
Esses são os itens que foram cadastrados na notificação de recebimento. Você poderá selecioná-los individualmente, ou todos os itens ao mesmo tempo
Depois de selecionados os itens, alteramos as quantidades de acordo com o que será devolvido. Devolveremos os produtos com as seguintes quantidades:
A aba de Itens ficará da seguinte forma:
Uma nova aba de Devolução ficará visível se você possuir o sistema Sistema Financeiro. Nessa aba, pressionando o botão , será exibida a tela de pesquisa contendo as duplicatas geradas pelas notificações de recebimento selecionadas:
Selecione qual ou quais duplicatas terão o valor reduzido no Sistema Financeiro, uma vez que a mercadoria será devolvida e você não pagará o valor referente a elas. A aba de devolução ficará da seguinte forma:
Lembre-se de que você pode escolher qualquer duplicata para redução dos valores da devolução, ou dividir os valores entre mais de uma duplicata, conforme necessário.
Quando essa nota fiscal for gravada, o saldo da ordem de compra nº 78 do Sistema Controle de Compras que originou a notificação de recebimento nº 5 será reaberto, retornando ao saldo apenas as quantidades devolvidas.
O saldo dos produtos no Sistema Controle de Estoque será atualizado e serão gerados movimentos de devolução no Sistema Financeiro (DEVD), que irão reduzir os valores devolvidos dos saldos das duplicatas. Isso pode ocorrer no momento em que a nota fiscal for gravada (se estiver assinalado nos Parâmetros da Empresa que as exportações serão realizadas com vínculo - ver item Parametrizando a Empresa) ou no momento em que forem realizadas as transferências de dados para esses sistemas, você também pode visualizar relatório de Demonstrativo de Devolução/Retorno acessando o menu Relatórios/Demonstrativo de Devolução/Retorno.