Parametrizando a Empresa - Formação de Preços
Veja também os Itens:
- Cadastrando Empresas
- Cadastrando Endereço dos Depósitos (locais de retirada)
- Parametrizando a Empresa
- Criando Empresas Modelo
- Cadastrando Inscrições Estaduais da Empresa
- Cadastrando Grupo de Empresas
- Parâmetros para Empresas Enquadradas no Simples Nacional
- Cópia dos Parâmetros Adicionais de Outra Empresa
- Inconsistência e Erros do Certificado Digital, ao enviar informações para a SEFAZ
Essas informações se referem somente à empresa que você está trabalhando ou inicializando agora.
Preste muita atenção, porque são elas que determinarão a forma como o sistema funcionará com relação a essa empresa, inclusive disponibilizando, ou não, alguns campos e recursos do sistema. Portanto, se você observar que determinada opção não está disponível pode ser porque, de acordo com sua parametrização, sua empresa não precisará dela.
Para melhor funcionamento do sistema, não é recomendado alterar estas opções depois do início do uso.
Para realizar a Parametrização da Empresa, acesse o menu Manutenção>Empresas>Parâmetros Adicionais da Empresa
A tela para você fornecer essas informações é subdividida em abas:
5) Aba Formação de Preços:
Utiliza formação automática de preços: O sistema permite a utilização de até 100 preços diferentes, que podem ter fórmulas contendo até 10 porcentagens, além das Alíquotas de IPI e ICMS definidas no produto. Assim, definindo o preço inicial, geralmente o preço de custo, as porcentagens e fórmulas desejadas, o sistema pode, automaticamente, calcular os outros preços. Se assinalar esta opção, o sistema habilitará também:
Nome dos Preços: É aqui que você informará o nome dos preços de acordo com o utilizado em sua empresa. Exibe em pesquisa define se este preço estará disponível para seleção no cadastro dos documentos.
Nome das Porcentagens: Da mesma forma que o nome dos preços, você poderá definir os nomes das porcentagens utilizadas nas fórmulas de formação de preços.
Fórmulas: Você deverá informar as fórmulas para o cálculo dos preços. O preço 1 seria o de custo ou a origem dos cálculos por isso é que para ele não existe campo para informar a sua fórmula. Desta forma, você deverá informar as fórmulas para o Preço 2 e os demais, podendo sempre utilizar o preço de índice anterior ao que você estará definindo. Como na tela acima, utilizamos para o Preço 2 o Preço 1, na fórmula do Preço 3 utilizamos o Preço 2, e assim por diante.
Você poderá utilizar também as porcentagens, os valores constantes ou variáveis disponíveis na tela de Variáveis para Formação de Preços:
Deseja escolher o preço no cadastro dos documentos: Permite que seja selecionado, nas telas de itens, o preço que será utilizado para os itens lançados naquele documento.
Preço padrão para os documentos: Permite definir qual será o preço utilizado em cada documento. Caso Deseja escolher o preço no cadastro dos documentos esteja selecionado, será disponibilizada uma lista com os preços durante o lançamento dos itens, para que seja feita a escolha apropriada.
Se você informar o preço mínimo, toda vez que for alterar o preço do produto nos documentos, o sistema irá verificar se o valor alterado é inferior ao valor do preço que representa o preço mínimo. Sendo, exibirá uma mensagem informando que o valor praticado é menor que o preço do item.