Parametrizando a Empresa - Principal
Nesta aba você informará quais os tipos de documentos fiscais sua empresa utilizará e os valores padrão de Espécie, Série, Código Fiscal e Desdobramento para cada um deles (Nota Fiscal, Nota Fiscal (Form. 2) Nota Fiscal de Serviços, Conhecimento de Transporte, Recibo). Estes padrões poderão ser alterados conforme necessário. O documento Nota Fiscal (Form. 2) possui funcionamento correspondente à Nota Fiscal Modelo 1, e poderá ser utilizada por empresas que possuem dois formulários independentes de notas fiscais.
Sistema de Impressão: Para cada documento que utilizar, você deve informar se é Mecanográfico ou Processamento de Dados sendo que:
- Mecanográfico - é quando os formulários fiscais já estão numerados. No momento da impressão do documento fiscal o sistema disponibilizará um campo para você informar qual o número da nota fiscal que será impressa e gravará esse número no arquivo que, até então, estava vazio. Sempre que você utilizar o processo mecanográfico, seus documentos fiscais ficarão sem numeração até que sejam impressos.
- Processamento de Dados : é quando não existe numeração no formulário fiscal e este será gerado pelo sistema e impresso no formulário fiscal. Nesse caso o documento fiscal já receberá um número no momento de seu registro no sistema.
Modelo de Impressão: Você poderá indicar nesse campo o modelo que foi atribuído à nota fiscal no configurador de notas fiscais, para que a impressão da nota fiscal seja de acordo com o formulário de sua empresa. Veja mais informações em Configurando Notas Fiscais
Modelo DES: Deverá ser preenchido com o modelo apropriado caso queira exportar os dados do documento em questão para a Declaração Eletrônica de Serviços, no SSFiscal. Só estará disponível caso a empresa seja da cidade de São Paulo.
Referência: O sistema pode controlar o mês e ano dos documentos que estão sendo cadastrados, ou apenas o ano. Informe se deseja que seja efetuado o controle do mês e então informe o período ativo. Este período pode ser alterado a qualquer momento, através do menu acessado pelo botão direito do mouse, ou após definir uma empresa.
Conhecimento de Transporte: Se o tipo de documento fiscal Conhecimento de Transporte estiver assinalado, você deverá informar se utilizará o Uf do tomador ou o Uf da cidade de destino referente ao CFOP utilizado.
Manifesto Eletrônico de Doc. Fiscal: Somente ficará habilitado a utilização do MDF-e no sistema se a empresa utilizar Nota Fiscal ou Nota Fiscal Eletrônica ou Conhecimento de Transporte Eletronico. Ao parametrizar para utilizar o MDF-e será exibida a aba MDF-e, nesta aba é possível realizar a configuração da utilização do MDF-e no sistema.
Padrões do Sistema: Permite informar valores padrões para as informações do Veículo de Transporte e Marca de Volumes, utilizadas na Nota Fiscal, Porcentagem de Prêmio de Seguro, utilizada nos Conhecimentos de Transporte, e Porcentagem de Juros Diários, utilizada na geração de duplicatas. Você também poderá informar o valor padrão da informação Frete Por Conta, utilizada na Nota Fiscal, Pedidos e Conhecimentos de Transporte.