Skip to main content

Controlando os movimentos dos clientes do escritório contábil

Veja também:m os Itens:

Para controlar os Movimentos dos Clientes do Escritório você acessará o menu Movimentação/Movimentos dos Clientes, e poderá optar por acessar esses movimentos por Empresa ou por Histórico.

image.png

Movimentação por Empresa

image.png

Será definida uma Empresa e somente os dados dela serão disponibilizados para seu trabalho, tendo a possibilidade de visualizar só os movimentos realizados no mês definido ou todos os movimentos em geral (aparecendo lançamentos feitos em outros meses na mesma tela).
Por exemplo: Definida a empresa AAA os seus dados estarão disponiveis para os lançamentos realizados anteriormente para essa empresa (eles poderão ser alterados, eliminados ou baixados). Poderão, ainda, ser inseridos novos históricos para essa empresa.

image.png

Clique na seta Avança e as movimentações realizadas serão apresentadas

image.png

Para cadastrar uma nova movimentação, clique no botão Novo

image.png

Movimentação por Histórico

image.png

Será definido um histórico e somente serão trabalhadas as informações referentes a esse histórico, tendo a possibilidade de visualizar os movimentos realizados no mês definido ou todos os movimentos em geral (aparecendo lançamentos feitos em outros meses na mesma tela).
Por exemplo: Definido o histórico 1 (Honorários) poderão ser manipulados todos os lançamentos desse histórico realizados anteriormente para as empresas (eles poderão ser alterados, eliminados ou baixados). Poderão, ainda, ser inseridas novas empresas que deverão conter esse histórico em seus movimentos.

image.png

image.png

Para cadastrar uma nova movimentação, clique no botão Novo

image.png

O Campo "Quantidade" estará disponível se o histórico especificado possuir valor unitário fixo (Ver item Cadastrando Históricos). Neste caso, quando a quantidade é informada o valor devido é calculado, automaticamente, pelo sistema.

Do lado direito da tela, no grupo Recebimentos deverão ser controlados os recebimentos de cada item devido pelo cliente. Você poderá controlar as baixas, inclusive parciais, de cada um dos movimentos.
Por e
xemplo : Um movimento com Despesas de Xerox de R$ 100,00, onde receba somente no dia previsto um valor de R$ 50,00, deve, então, editar o movimento e cadastrar o recebimento manualmente. Quando o cliente realizar novos pagamentos, deve entrar nele novamente e cadastrar o segundo recebimento e, sucessivamente, até que a soma chegue ao valor total.

image.png

Outra forma de realizar as baixas dos valores devidos pelos clientes, e de forma mais automática, é através da impressão dos Recibos (ver item Imprimindo Recibos). Porém, essa opção não poderá ser utilizada para as baixas parciais.

Para agilizar a inserção dos movimentos para os clientes, existe, ainda, a possibilidade de fazer a Geração Automática, ou seja, um recurso do sistema que você pode utilizar para gerar movimentos automaticamente, sem precisar lançá-los. Os movimentos gerados para as empresas serão baseados nos Movimentos Padrões cadastrados para as mesmas (ver item Criando Movimentos Padrões para as Empresas). Esse processo poderá, também, ser realizado por Grupo de Empresas (ver item Realizando Operações por Grupo de Empresas), o que o tornará ainda mais ágil.

Todos os movimentos realizados nas empresas poderão ser acompanhados através de relatórios, como o relatório de movimentos das empresas, relatórios de tributos, além da emissão de boletos bancários e requisições de numerários. Existe também a possibilidade de consultar os recebimentos acessando a tela de Consulta de Recibos através do menu Movimentação/Movimentos dos Clientes/Consulta de Recibos.

image.png