Ir para o conteúdo principal

Parametrizando a Empresa - Informações Nota Fiscal

Informações Nota Fiscal:

image.png

Despesas Acessórias: Permitirá a digitação de valores de despesas acessórias (Valor do Frete, Aliq. de ICMS sobre Frete, Valor de ICMS sobre Frete, Valor do Seguro e Outras Despesas) nos documentos fiscais.

Somar as Despesas Acessórias ao Total da NF significa que o Valor do Frete, do Seguro e Outras Despesas serão considerados na determinação do Valor Total dos documentos fiscais.

Somar as Despesas Acessórias à Base do ICMS significa que estes valores influenciarão na determinação da Base de Cálculo do ICMS.

Somar as Despesas Acessórias à Base do IPI significa que estes valores influenciarão na determinação da Base de Cálculo do IPI.

image.png

Considera desconto por item na determinação da base de cálculo do IPI: O sistema considerará o desconto por item na determinação do cálculo do IPI, do contrário irá considerar o valor bruto de cada item.

Utiliza Desconto Composto na NF: Assinalando esta opção, e informando o número de descontos utilizados, o sistema permitirá a digitação de várias porcentagens de desconto durante o cadastro dos documentos.

image.png


Dados Complementares:

Utiliza Classificação Fiscal completa nos itens da NF: Define se será impresso o NBM/SH dos produtos nos itens da nota, do contrário imprimirá apenas o código da classificação fiscal cadastrada em Manutenção/Produtos/Tabelas/Classificação Fiscal.

image.png

Controla número de volumes: Assinalando essa opção, o sistema gerará a numeração para os volumes a cada documento fiscal.

image.png

Aceita Produtos Iguais na Mesma Nota Fiscal: Define se o sistema deverá permitir que sejam inseridos produtos com o mesmo conjunto de características em uma nota fiscal. Produtos com mesmo código, mas tamanhos diferentes, por exemplo, serão aceitos independentemente desta configuração.

image.png

Realiza Vendas para Entregas Futuras: Você terá a opção de emitir um documento fiscal de venda para entrega futura (ou seja, a nota fiscal de venda não será acompanhada das mercadorias, elas serão enviadas acompanhadas por uma ou mais notas fiscais de remessa). Posteriormente, você deverá efetuar a emissão de um documento fiscal de remessa referenciando a nota fiscal de venda.

image.png

Imprime os Documentos Automaticamente: Caso esta opção esteja assinalada, o sistema permitirá a impressão de um documento imediatamente após a sua gravação. Independentemente desta configuração, documentos podem ser impressos através de Relatórios/Emissão de Documentos.

image.png

A maioria dos documentos terá vários códigos fiscais: O sistema permite a emissão de documentos contendo diversos códigos fiscais. Caso este recurso não seja utilizado, poderá ser efetuado um cadastro mais simples dos documentos, omitindo o código fiscal e desdobramento em cada item, permitindo que eles sejam informados apenas uma vez, no cabeçalho do documento. Esse comportamento pode ser alterado em cada documento, e esta configuração define o padrão desse comportamento.

image.png

Presta Serviço de Construção Civil: Caso esta opção esteja assinalada, serão disponibilizados campos referentes ao Valor de Materiais, Valor de SubEmpreitada, Valor de Locação de Equipamentos, Valor de Caução e Porcentagem para obtenção da Base do INSS durante o cadastro de Notas Fiscais de Serviço.

image.png

Bloqueia a utilização de produtos não cadastrados?: Você poderá bloquear a utilização de produtos sem código nos orçamentos, pedidos e notas fiscais.

image.png

Bloqueia a alteração da descrição dos produtos nos documentos - Ao ser assinalada a opção, o Sistema não permitirá que seja alterada a descrição informada no cadastro do produto

image.png

Aceita documentos sem condição de pagamento - Ao ser assinalada o sistema permitirá que você cadastre documentos sem informar a condição de pagamento para o mesmo

image.png

Deduz ICMS do valor total dos produtos quando cliente pertencer ao SUFRAMA - Ao ser assinalada a opção, ao emitir um documento para um cliente que possua o Código Suframa informado, o sistema irá deduzir o ICMS do valor total dos produtos

image.png

Produtos importados não sofrerão os efeitos do código da SUFRAMA quanto ao ICMS - Ao ser assinada a opção, quando for emitido um documento para um produto que tenha o código de incidência para Produto importado, o Sistema irá desconsiderar a configuração realizada anteriormente (suframa)

image.png

Bloqueia itens com valor unitário ou quantidade zerados - O Sistema não permitirá que você cadastre um documento sem informar o valor unitário e a quantidade do item

image.png

Preenchimento obrigatório para campos do XML - Ao assinalar essa opção o Sistema obrigará o preenchimento dos campos que constarão no arquivo XML dos documentos eletrônicos

image.png

Converte valor dos produtos pela moeda do dia ao importar pedidos para nota fiscal - Se a empresa utilizar valor em moeda estrangeira, quando importar o pedido para a Nota Fiscal, será convertido o valor do produto para a cotação informada para o dia da nota.

image.png

Gera Ficha de Conteúdo de Importação - Assinale essa opção se a sua empresa está obrigada a gerar a FCI (Contém informações que permitem determinar a participação da parcela importada no total do bem ou mercadoria, além de identificar o contribuinte e a mercadoria.

image.png

Calcula base ICMS no caso de diferimento total do ICMS - Se o documento que estiver sendo cadastrado possuir um CFOP com diferimento do ICMS e essa opção estiver assinalada o Sistema irá calcular a base do ICMS.

image.png

Habilita Ocorrências na Nota Fiscal - O Sistema habilitará a aba ocorrência no cadastro da Nota para cadastro de informações (histórico da nota) ou para uma ocorrência de retorno.

image.png

Será informada nos itens dos Documentos: Você poderá escolher por informar a Taxa de Conversão ou a Quantidade de Estoque no momento do cadastro dos itens dos documentos. Caso informe a Quantidade de estoque o sistema fará a conversão para achar a Taxa de Conversão automaticamente.

image.png

Desdobra as Notas Fiscais por Centro de Custo e ou Receitas:

Para que as Notas Fiscais possam ser desdobradas por Tipos de Receitas e/ou Centros de Custo, você deve assinalar as opções correspondentes nestes itens dos parâmetros e cadastrar as Receitas e os Centros de Custo (ver item Cadastrando Receitas e Centros de Custo).
As receitas e os centros de custo não afetarão diretamente nos cálculos ao fazer integração com o Sistema Financeiro, Sistema Livros Fiscais e Sistema Controle de Estoque.

Essas "divisões" serão utilizadas para efeito de facilitar a emissão de relatórios e controles da empresa.

Por exemplo, sua empresa possui uma receita total mensal de R$ 50.000,00. Você quer saber quanto é gasto com venda (receita 1), revenda (receita 2).

Esse valor total de despesa será rateado entre as receitas 1 e 2, de acordo com o valor recebido com cada uma delas.

Já a integração com o Sistema de Contabilidade será afetada caso a contabilidade seja realizada por centro de custo.

Desta forma o sistema gerará um lançamento para cada um dos centros de custo utilizados em uma nota fiscal.
Você informará ainda a quantidade de níveis utilizados e quantos dígitos haverá em cada nível. Essas informações NÃO poderão ser alteradas a partir do momento que você cadastrar um registro na tabela de Centros de Custo ou Receitas. Essas informações serão padrões em todos os outros sistemas SuperSoft.

image.png

Na importação de pedidos para a NF deve-se - Defina se ao importar um pedido para a nota fiscal qual a consideração que será feita para as despesas acessórias cadastrada no pedido

  • considerar as despesas acessórias do primeiro pedido
  • Somar as despesas acessórias dos pedidos

image.png

Manter valores das duplicatas do pedido na nota/recibo - O sistema irá considerar os valores da duplicatas (condições de pagamento) ao importar o pedido para a nota ou recibo

image.png

Não valida preço mínimo de pedido importado para a Nota Fiscal - assinale esta opção se ao importar o pedido para a nota fiscal o Sistema não deva validar preço mínimo

image.png

Envia mais de uma nota fiscal modelo 21 por email - Se você deseja enviar em um único email várias notas fiscais modelo 21, assinale essa opção

image.png

Data para notas antigas - Informe uma data que se você cadastrar nota fiscal eletrônica anterior a data informada nesse campo, o sistema não irá definir automaticamente o número da nota fiscal e você conseguirá digitar o número da mesma

image.png

Data para Cálculo do Vencimento da Nota Fiscal - informe a partir de qual data será calculado a data de vencimento da duplicata a receber (Emissão ou Entrega)

CNAE - Informe o número do CNAE da empresa

Inscrição Municipal - Informe o número da Inscrição Municipal da Empresa - importante para a emissão de nota fiscal eletrônica de serviço

image.png