Cadastrando Custos da Estrutura da Organização
Veja também os Itens:
- Cadastrando Custos da Estrutura da organização
- Cadastrando Estrutura da Organização de Máquinas
- Calculando Composição do Custo para Estrutura da Organização
- Cadastro da Estrutura da Organização
O valor será atribuído sempre para o nível mais analítico da organização, desprezando sempre o nível máquina, caso ele exista.
Lembre-se que este custo deve conter os encargos dos funcionários, o custo dos materiais de consumo necessários ao funcionamento da célula ou departamento produtivo.
Outra opção para utilização desse item, consiste em você parametrizar a empresa no Sistema de Custos e Formação de Preços ativando o cálculo dos valores que compõe os custos da estrutura da organização, para isso, acesse o item Parâmetros Adicionais da Empresa, na aba Informações Gerais, assinale a opção Utiliza Cálculo da Composição do Custo, que estará habilitada somente se a empresa utilizar Sistema Folha de pagamento, Sistema Financeiro e sistema controle de Estoque..
Em seguida, vá em \Movimentação\Composição dos Custos, onde você poderá gerar automaticamente os valores através do botão Cálculo Automático dos valores no item Manutenção, veja a opção Calculando Composição do Custo para a Estrutura da Organização para mais detalhes.
Serão considerados os valores Hora Custo gerados para os Centros de Custo do tipo Direto de Produção, pois é neles que foi definido o Critério para o Cálculo do Custo Hora, que são:
Cálculo do Custo Horas Máquina: A empresa deverá utilizar o SSPPCP para buscar os valores das horas por turno na estrutura da organização referente a cada máquina. Esse valor total de horas das máquinas que compõe a estrutura da organização será dividido pelo Valor Custo Hora e criará um registro no ano / mês de referência, alimentando o campo Custo Máquina.
Cálculo do Custo Horas Homem: A empresa deverá utilizar o SSPPCP ou o Sistema Controle de Estoque assinalando que controla Ordem de Produção, a fim de buscar os valores referentes a horas por turno no cadastro de técnicos, lembrando que este estará relacionado a estrutura da organização que está diretamente relacionada ao Centro de Custo. Esse valor total de horas dos técnicos será dividido pelo Custo Hora e criará um registro no ano / mês de referência, alimentando o campo Custo Homem.
Cálculo do Custo Horas Peças Produzidas: A empresa deverá utilizar o SSPPCP, pois os dados utilizados para os cálculos são provenientes das ordens de produção e dos apontamentos de encerramento das mesmas, referente a produto e a quantidade. Essa quantidade total será dividida pelo Custo Hora e será rateada entre os níveis mais analíticos da estrutura da organização, desconsiderando Máquina caso exista, já que o valor final está relacionado ao departamento. Também será criado um registro no ano / mês de referência, alimentando o campo Custo Homem.
Observação:
Algumas considerações para o Item Cálculo Custo Horas Peças Produzidas:
1.) Considera o departamento e será rateado entre as subdivisões que compõe o mesmo, todas as subdivisões deverão conter o mesmo critério de cálculo definido no Centro de Custos relacionado, nesse caso, o sistema irá alertar o usuário na manutenção da estrutura da organização ao informar o Centro de Custo.
2.) O departamento considerado será o informado no Produto, e toda a relação com Centro de Custo atrelada a esse departamento, e não o informado na Ordem de Produção.
3.) As divisões da estrutura da organização serão consideradas no rateio final dos valores, se tiverem Custo Hora informado no mês / ano.