Ir para o conteúdo principal

Cadastrando a Engenharia de Produtos

Para acessar a engenharia de produtos utilize o menu Você poderá, através dessa opção, montar a engenharia dos produtos controlados pelo sistema, ou seja, definir quais produtos entram na composição de um outro produto e em qual quantidade, sendo que esta poderá ser controlada separadamente e discriminadas individualmente nos documentos.

Na aba Dados do Produto Principal deverá ser informado o código do produto e a descrição na qual você está cadastrando a engenharia.

Em Opções de Engenharia você deverá definir em quais sistemas a estrutura que está sendo cadastrada será visível. Através desta informação, você pode definir, para um mesmo produto, estruturas diferenciadas em cada sistema. Por exemplo, para um computador, no SSVendas, você pode definir que ele é formado por teclado, mouse, monitor e cpu. Enquanto que no SSEstoq, você pode informar que ele é formado por teclado, mouse, monitor, cabo de força, processador, cooler e placa-mãe. Neste exemplo, a impressão do Orçamento poderia conter os itens informados para estrutura no SSVendas; a impressão da Nota Fiscal poderia conter apenas o produto computador. E o processo de integração com o estoque baixaria os itens utilizando a estrutura informada para o produto no SSEstoq, no caso mais detalhada.

Na definição da engenharia dos produtos também há a possibilidade de definir se será realizada a Baixa por explosão deste produto (que pode ser na entrada ou na saída do produto principal). Isto significa que, na entrada ou na saída do produto principal o sistema poderá gerar a baixa de todos os componentes deste produto, de acordo com as quantidades definidas no controle de estoque. Utilizando o SSPPCP não será possível a baixa por explosão dos componentes de um produto manufaturado, pois isso ocorrerá no controle de produção.

 

Na aba Componentes você deverá informar quais os produtos entram na composição do produto informado na aba Dados do Produto Principal.

Por exemplo: um microcomputador é composto de 1 teclado, 1 mouse, 2 caixas de som, etc.

 

 

 

 

"Matéria-prima de terceiros recebida para beneficiamento". Esse tipo é informado no cadastro do produto em Classificação do Produto Comprado. Essa informação é importante para que a ordem de produção identifique que se trata do processo de beneficiamento interno e consiga movimentar o saldo do produto pertencente ao seu cliente no processo de industrialização. Veja mais informações em Trabalhando com Beneficiamento Interno no Help do SSEstoque ou SSPPCP.

Remanufatura: Se a engenharia for de um produto Remanufaturado, que é resultado de um processo de Remanufatura, uma das matérias primas deverá ser do tipo "Material recebido de terceiros, com controle de série, para remanufatura". E a quantidade será sempre igual a 1 (um), pois se trata do próprio produto que será remanufaturado. Veja mais informações em Trabalhando com Beneficiamento Interno/Remanufatura no Help do PPCP.

 

 

 

 

 

Através de você poderá visualizar todos os componentes de um produto definido ou os produtos que contém um determinado componente.