Ir para o conteúdo principal

Agregando Custos às Ordens de Produção

1) Realizando Apontamento de Mão-de-Obra Direta

Acesse o menu Movimentação>Apontamento de Mão de Obra Direta por Ordem de Produção

image.png

Neste item serão lançadas todas as atividades realizadas pelo técnico durante o dia para cada Ordem de Produção. O mesmo técnico pode trabalhar em diversas Ordens de Produção diferentes dentro do mesmo dia.

Informe o Tipo e número da Ordem de Produção

Em seguida clique no botão image.png para definir o horário realizado pelo operador

image.png

Observação

Somente poderá ser informado o Tipo OP/OS e o Número OP/OS se o tipo da atividade informada for Produtiva. Caso a atividade informada envolva deslocamento, você tem a opção de informar o código do veículo utilizado e a quilometragem percorrida. O custo deste deslocamento será agregado ao custo total da Ordem de Produção.

No Sistema Controle de Estoque poderão ser feitos apontamentos tanto para ordens de produção quanto para ordens de serviço. Já no Sistema de Atendimento ao Consumidor, somente poderão ser feitos lançamentos para as ordens de serviço e no PPCP somente poderão ser feitos lançamentos para as ordens de produção.

As atividades improdutivas podem ser lançadas no Sistema de Atendimento ao Consumidor, no Sistema Controle de Estoque e no PPCP.

2) Apontando Outros Custos da Ordem de Produção

Acesse o menu Movimentação>Outros Custos das Ordens de Produção

image.png

image.png

Aqui você deverá informar qualquer outro serviço que tenha sido realizado para a fabricação do produto final e que o custo deva ser agregado ao custo total de produção.

Você deve informar:

  • o Fornecedor que executou o serviço
  • qual foi a Atividade realizada (essa atividade deve ser Produtiva)
  • Data da realização do serviço
  • quantidade trabalhada
  • Valor cobrado. Esse valor será rateado entre os ítens produzidos, gerando o custo médio unitário de cada produto, através do Custeio de Produtos no Sistema Controle de Estoque.