Ir para o conteúdo principal

Retorno de Beneficiamento Externo pelo Sistema PPCP

Para que o retorno das matérias-primas seja realizado corretamente, serão necessárias algumas parametrizações.

Primeiramente, é necessário cadastrar uma informação nos Parâmetros Adicionais da Empresa.

Deverá ser informado o tipo de documento para entrada de matéria-prima que foi enviada para ser industrializada por terceiros. Este tipo de documento deve ser de Entrada e de Operação com Terceiros com origem na saída. (para ver detalhes sobre o cadastro de tipos de documento acesse Definindo Tipos de Documentos.)

Essa informação será utilizada apenas para realizar a baixa das matérias-primas enviadas para terceiros quando a notificação de recebimentos for feita com um código fiscal que integra o Sistema Controle de Estoque. (Para maiores detalhes do cadastramento de códigos fiscais, acesse Cadastrando o Plano Fiscal.)

image.png

Em seguida, poderá ser cadastrado a notificação de recebimentos no Sistema Controle de Compras, relativa ao retorno do produto beneficiado. O lançamento deste documento não é obrigatório para a finalização do processo de beneficiamento.

image.png

image.png

No caso de entrada do produto industrializado pelo Sistema PPCP, o código fiscal informado na notificação de recebimentos NÃO deverá integrar o Sistema Controle de Estoque. (Para maiores detalhes do cadastramento de códigos fiscais, acesse Cadastrando o Plano Fiscal.)

Para maiores informações de como cadastrar uma notificação de recebimento de beneficiamento, consulte o item Cadastrando Notificações de Recebimento provenientes de uma Ordem de Beneficiamento.

A gravação da notificação de recebimento gera automaticamente no Sistema PPCP o documento de Outros Custos da Ordem de Produção.

Quando o Retorno do Beneficiamento é feito pelo Sistema PPCP, ao cadastrar uma notificação de recebimento NÃO ocorrerá a baixa da lista de embarque. Para isso, deverá ser feito o apontamento de produção da ordem de beneficiamento.

image.png

Além de fazer a baixa automática das matérias-primas, ao realizar o apontamento o sistema dará entrada no produto acabado e fará a baixa da lista de embarque automaticamente.

Você poderá optar por selecionar o documento pelo número da ordem de produção (beneficiamento) ou pelo número da lista de embarque. Qualquer uma das duas escolhas leva ao mesmo resultado final. Para maiores detalhes de como cadastrar Apontamento de Ordem de Produção, consulte o item Apontando Ordens de Produção.

Após preencher essas informações aparecerá a tela de Baixa da Lista de Embarque, onde você poderá selecionar quais os componentes e quais lotes serão baixados e também alterar a quantidade a ser baixada.

image.png

image.png

Essa tela também poderá ser acessada através do botão .

O registro de entrada do produto acabado será trazido automaticamente para o apontamento, com o mesmo lote baixado da lista de embarque e com o código do local de recebimento. Essas duas informações, e a quantidade produzida, podem ser alteradas da maneira que lhe for conveniente.

Com a gravação do documento de apontamento de produção do produto beneficiado, serão gerados os mesmos documentos correspondentes aos itens 3, 4 e 5 do Retorno de Beneficiamento pelo Sistema de Controle de Compras.