Ir para o conteúdo principal

Enviando Matérias Primas para Beneficiamento Externo

ENVIANDO MATÉRIAS-PRIMAS PARA BENEFICIAMENTO EXTERNO

Para que seu processo de beneficiamento possa ser controlado de maneira eficaz, são necessários alguns pré-requisitos:

1. Sua empresa deve estar inicializada no SSVendas, para que possa ser controlada a Lista de Embarque de Beneficiamento e a saída das matérias-primas através das notas fiscais de remessa.

2. Sua empresa deve estar inicializada no SSCompras, para que possa ser feita a nota fiscal de entrada do produto acabado, a volta das matérias-primas e a geração automática de todos os documentos de movimentação do estoque.

3. Sua empresa deve estar inicializada no SSEstoque, permitindo todos os controles de Saldo dos seus produtos.

Vamos acompanhar passo a passo a parametrização dos 3 sistemas, para que você consiga utilizar o beneficiamento de forma fácil e ágil.

 

ENVIANDO AS MATÉRIAS-PRIMAS

Parametrizando o SSCompras

No SSCompras, você deverá acessar o menu Manutenção / Empresas / Parâmetros Adicionais da Empresa.

Você deverá entrar na aba Integração e na caixa Beneficiamento deverá informar o código fiscal que será utilizado para o retorno da matéria-prima que foi enviada para ser beneficiada.

Este código fiscal deverá ser de Operação com Terceiros, deverá integrar o SSEstoque e utilizar um tipo de documento de exportação de Entrada e de Operação com terceiros com origem na saída. Para maiores detalhes do cadastramento de códigos fiscais, acesse Cadastrando o Plano Fiscal e para ver detalhes sobre o cadastro de tipos de documento acesse Definindo Tipos de Documentos.

Também deverá estar assinalado que o SSCompras é Integrado ao Controle de Estoque.

 

Parametrizando o SSEstoq

No SSEstoq, você deverá acessar o menu Manutenção / Empresas / Parâmetros Adicionais da Empresa.

Você deverá acessar a caixa Estoque envolvendo terceiros.

Deverá estar assinalado que Utiliza controle de estoque envolvendo terceiros. A Operação com terceiros deve iniciar-se ou na Saída ou Ambos, nunca somente na Entrada.

 

Efetivando Ordens de Beneficiamento

A efetivação de Ordens de Beneficiamento é feita da mesma maneira como ocorrem com as Ordens de Produção. Para maiores detalhes sobre efetivação de OPs, acesse o item Gerenciando Ordens de Produção.

 

Vamos tomar como exemplo o produto PT - 002, que possui uma engenharia de produtos de beneficiamento. (para maiores detalhes sobre o cadastro de engenharia, acesse Cadastrando Engenharia de Produtos)

Verifique que as Ordens Planejadas de Beneficiamento são exibidas na cor roxa, para diferenciá-las das ordens de produção normal.

O processo de efetivação é igual ao de Ordens de Produção internas. A diferença entre elas aparece na hora da indicação das matérias-primas que serão enviadas para serem beneficiadas.

Verifique que no caso de Beneficiamento, será necessário informar qual é o Destinatário da matéria-prima, ou seja, qual é o fornecedor que estará recebendo o material para a realização do beneficiamento.

Após a gravação da lista de embarque, será exibida a seguinte mensagem:

Se você responder que sim, poderá imprimir a lista de embarque. Caso você não queira imprimir a lista agora, posteriormente você poderá acessar a impressão pelo menu Relatórios / Emissão de Listas de Embarque de Beneficiamento.

As matérias-primas serão reservadas, da mesma maneira como ocorrem nas ordens de produção. No SSEstoque, é gerado automaticamente um documento que transfere as matérias-primas de seu principal local de armazenamento para o local de reserva para produção.

Além disso, será criada a Lista de Embarque para Beneficiamento, no SSVendas.

Na figura abaixo você poderá verificar que esta lista de embarque é criada como Não Embarcada. Essa classificação mudará quando for feita a nota fiscal de remessa desta lista de embarque para o fornecedor que realizará o serviço de beneficiamento.

Para uma Ordem de Beneficiamento não será permitida a mudança de status manualmente. O que fará essa ação é a Nota Fiscal de remessa das matérias-primas para o fornecedor.

Vamos acompanhar como deverá ser feito o cadastro da Nota Fiscal de Remessa.

Ela deverá ser importada de uma Lista de Embarque, e o código fiscal utilizado deverá ser de Operação com Terceiros, integrar o SSEstoque e o tipo de documento utilizado para exportação deve ser de Saída, Operação com terceiros com origem na saída. Para maiores detalhes do cadastramento de códigos fiscais, acesse Cadastrando o Plano Fiscal e para ver detalhes sobre o cadastro de tipos de documento acesse Definindo Tipos de Documentos.

Pressionando o botão , serão exibidas as listas de embarque disponíveis, ou seja, as listas que ainda não estão Embarcadas. Selecione os documentos desejados. São trazidos para a nota fiscal todos os itens das listas de embarque selecionadas. Não é possível enviar apenas uma parte da lista de embarque para o fornecedor. Sempre que for feita uma nota fiscal de remessa, a lista de embarque será enviada integralmente.

Depois de gravada a nota fiscal, o status da lista de embarque é alterado para Embarcado.

E o status da Ordem de Beneficiamento é automaticamente alterado para Em Produção.

No SSEstoq, automaticamente, foi gerado o documento que dá a saída das matérias-primas para o terceiro:

Ainda no SSEstoque, é feito um controle de tudo o que foi enviado para terceiros. Isso faz com que você saiba exatamente o que mandou para terceiros, o que já foi devolvido e o que ainda falta voltar beneficiado.

No SSCompras é gerada automaticamente uma Ordem de Compra do produto acabado. Isto permite una previsão de entrada de produtos no estoque mais precisa, evitando que se mande fazer produtos que não são necessários.