Rejeição 589: Chave de acesso de NF-e inválida (UF inválida)
Quando for emitido um MDF-e e for informada Chave de Acesso de NF-e com trecho correspondente ao Código da UF inválido, será retornado a rejeição "589 - Chave de acesso de NF-e inválida (UF inválida)".
Exemplo hipotético:
Foi emitido um MDF-e, com Chave de Acesso de NF-e informada com trecho que corresponde ao Código da UF igual a 00 (zero-zero). Nessa situação, o MDF-e será rejeitado pelo motivo 589.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
|
< infDoc > < infMunDescarga > < cMunDescarga >4202008</ cMunDescarga > < xMunDescarga >Balneário Camboriú</ xMunDescarga > < infNFe > <!-- Chave de Acesso com UF = 00 --> < chNFe >00170399999999000191555010000000011314477463</ chNFe > </ infNFe > </ infMunDescarga > </ infDoc > |
Veja a regra de validação da Sefaz:
Como Resolver
A Chave de Acesso de um documento é composta por várias informações, entre elas, está o Código da UF (Estado onde foi emitido a NF-e).
A Sefaz ao retornar a rejeição, deverá informar a Chave de Acesso inválida, preenchida no Grupo de NF-es. Deve-se corrigir a Chave de Acesso informada no Grupo de NF-es.
Ação Sugerida:
Correção da chave de Acesso da NF-e informada no MDF-e
Correção:
Acesse o menu Movimentação>MDF-e>Movimentação e pesquise pelo Manifesto rejeitado, em seguida acesse a aba Documentos Fiscais e verifique as chaves de acesso das NF-e informadas.
Copie a chave de acesso e acesse a consulta completa da Sefaz
Digite a chave de acesso informada no MDF-e e faça a consulta, verifique se a mesma consta na base de dados da Sefaz e qual seu Status.
É muito provável que essa chave de acesso tenha sido recusada pela Sefaz, desta forma, se foi sua empresa que emitiu a NF-e, acesse o menu Movimentação>Nota Fiscal Eletrônica>Gerenciador>Gerenciamento de Transmissão, pesquise pela NF-e e clique no campo Consulta Situação Sefaz
Esta consulta mostrará o Status da Nota na Sefaz, e é muito provável que ela não esteja autorizada.
Acesse novamente a Nota Fiscal e faça a correção da mesma, gerando uma nova chave de acesso, em seguida faça o envio para a Sefaz.
Observação: Será necessário verificar a data de emissão da mesma.
Depois que a NF-e for autorizada pela Sefaz, acesse novamente o MDF-e, exclua a chave de acesso anterior e inclua essa nova chave de acesso e faça o envio do Manifesto para a Sefaz.